Busca Home Bazaar Brasil

Saiba tudo sobre a nova retrospectiva de Helmut Newton que chega em Paris no fim do mês

by Harpersbazaar

Foto: Helmut Newton/Reprodução

No fim deste mês de março, Paris recebe a primeira retrospectiva de Helmut Newton. Apesar do lendário fotógrafo ter realizado a maior parte de seus trabalhos na França; o país ainda não havia feito nenhuma grande exposição sobre sua carreira, desde seu falecimento, em 2004.

Provocativo e muitas vezes chocante, o trabalho de Newton sempre buscou capturar a beleza, o erotismo, humor – e as vezes a violência – que ele sentia na interação entre os mundos da moda, luxo, dinheiro e poder.

A exposição promete trazer mais de 200 fotografias, a maioria original ou vintage, clicadas sob a supervisão de Helmut Newton. Espere Polaroids em diversos tamanhos, trabalhos monumentais, arquivos de imprensa e um filme feito por sua mulher, a também fotografa June Newton.

O objetivo desta exibição é mostrar que Newton foi muito mais do que um fotógrafo de moda. Seu trabalho quebrou barreiras e sacudiu os paradigmas, mesmo trabalhando, na maior parte do tempo, sob os moldes da fotografia de moda e retratos.

Sempre experimentando com liberdade diferentes temas e formatos, o fotógrafo alemão propôs uma visão única do corpo feminino contemporâneo.  Suas mulheres são poderosas, sedutoras e dominantes – nunca frias, mas sempre impressionantes e muitas vez, intimidantes.

A exposição porém, não para só nas musas de Newton, mas explora outros campos de trabalho, muitos desconhecidos do publico.

Helmut Newton fica em cartaz de 24 de março até 17 de junho, na galeria sul do Grand Palais, em Paris.

Aqui você confere um vídeo, que traz algumas das imagens que estarão expostas, em um movimento de ângulos bem interessantes.